sexta-feira, 25 de abril de 2008

Células-tronco embrionárias

Células-tronco embrionárias são células do estágio do blastocisto do embrião, que se dá entre o quarto e o quinto dia após a fecundação, e precede a fase embrionária. O blastocisto é capaz de gerar diferentes tipos celulares e reconstituir diversos tecidos, consideradas uma fonte promissora de cura de doenças neurológicas, diabetes, regeneração de tecidos e ossos, lesão na medula espinhal e muitas outras moléstias.
Por ter essa capacidade, as células-tronco embrionárias têm sido alvo de debate entre cientistas, igreja, médicos, governo e a sociedade. A polêmica gerada é se as células-tronco são consideradas embrião, ou seja, um ser humano, ou não.
Muitos não consideram que o embrião seja uma pessoa até o sexto dia após a fecundação. Até essa fase é normal óvulos fecundados serem eliminados antes de se implantarem no útero. E os óvulos que foram fecundados em laboratório, muitos são descartados depois de determinado prazo. Muitos também consideram que quando o óvulo é fecundado, já se torna uma pessoa, um ser humano. Assim já possui diretos de cidadão e tem que ser respeitado como uma vida.
Devemos discutir também se o avanço das pesquisas direcionadas à cura de males genéticos será benéfico para a natureza. Pois estaremos mexendo com a nossa evolução natural, e com a nossa relação com o meio ambiente. Já estamos nos aproximando para a saturação de humanos, e as pesquisas podem trazer o colapso. É uma situação delicada para ser discutida, tendo que estudar cada parecer, pois isso pode mudar o caminho da humanidade, para melhor ou para pior...

Nenhum comentário: