sábado, 26 de abril de 2008

Richard Dawkins

Richard Dawkins

Dawkins é zoólogo e etólogo, centrado na evolução. Influenciado por Darwin e o biólogo dinamarquês Nikolaas Tinbergen, teve uma grande contribuição para a ciência da evolução criando a memética, que é a análise quantitativa da transferência cultural de um ser para o outro. Da mesma forma que transferimos características genotípicas e fenotípicas para os nossos filhos, transferimos também a herança cultural para a sobrevivência no meio através das memes.
Ele divulgou sua idéia e um de seus mais famosos livros “O Gene Egoísta”. Os memes, ou a metáfora dos genes egoístas, foi um importante contexto para explicar o comportamento animal e humano, e um quadro para biólogos moleculares examinarem as interações biológicas dos genes.
Defendedo também o ateísmo, o ceticismo e o humanismo, divulgou o livro “Deus, um delírio”, onde mostra através de fatos científicos, a inexistência de Deus. Considerado um dos maiores intelectuais da atualidade e polêmico, falando sempre sobre ciência, religião e política.

Nenhum comentário: