quinta-feira, 24 de abril de 2008

Exposição Charles Darwin

Charles Darwin

Charles Robert Darwin, reconhecido no mundo inteiro por sua obra, a Teoria da Evolução, é responsável pela mudança no ponto de vista em relação à origem da vida.
Darwin nasceu em 1809 na Inglaterra. Filho de físico e neto de poeta e filósofo, Darwin sempre foi um observador da natureza. Depois de frustradas tentativas nas áreas de Medicina e Teologia, foi convidado para embarcar na expedição científica no navio Beagle.
Foi durante essa viagem, que Darwin começou a observar a distribuição das espécies e evidências da evolução. Exerceu funções de geólogo, zoólogo e botânico, estudando ricas variedades geológicas, fósseis vivos, organismos vivos, além dos nativos e colonos que conheceu. Sua passagem pelo Brasil o deixou maravilhado com a diversidade e, transtornado, ao saber que o homem achava que os escravos brasileiros eram “felizes”, pois Darwin era contra a escravidão, e defendia que não há relação de superioridade entre as espécies, raças ou seres vivos.
Quando voltou à Inglaterra, já era um naturalista reconhecido, principalmente pelos seus conhecimentos geológicos e zoológicos. Dedicou-se então a descrever e estudar suas coleções coletadas ao longo de sua viagem.
Enquanto isso escrevia para a Sociedade de Zoologia e Geologia, onde se tornou membro do conselho. Escreveu vários textos, artigos e livros, um deles descrevendo sua viagem a bordo do Beagle.
Mas o seu marco foi quando decidiu, em 1859, publicar o livro “A Origem das Espécies”, onde ele expõe a idéia de que a evolução de todas as espécies do planeta se deu a partir de um ancestral comum, e que a diversidade podia ser explicada pelos mecanismos da seleção natural. Ele já havia escrito o livro há mais tempo, mas por medo de ser criticado pela sociedade científica, adiou a sua publicação. Decidiu o fazer quando descobriu que outro cientista havia publicado um ensaio parecido com sua teoria.
Apesar de ter sido criticado pelo corpo científico da Igreja da Inglaterra, sua idéia foi muito bem aceita pelos novos cientista e é aceita até hoje por toda a comunidade científica.
Charles Darwin morreu em 1882 e foi sepultado na Abadia de Westminster, a alguns metros de Sir Isaac Newton.


Sobre a exposição:

A exposição itinerante "Darwin - Descubra o homem e a revolucionária teoria que mudou o mundo" é um passeio pela vida do naturalista inglês que criou a Teoria da Evolução.
Ele remonta a Ilha de Gálapagos, com réplicas de animais encontradas no local, onde Darwin ficou mais impressionado e mais intrigado. Mostra alguns dos instrumentos que usou durante a sua viagem, uma réplica da sala onde Darwin estudava e praticava seus experimentos. Mas o que achei mais interessante foi a forma como mostrou a evolução do homem através de crânios de cada espécie em relação à época em que viveu.
A exposição ajuda a conhecer mais sobre o célebre cientista e como ele chegou a tal teoria. Mexe um pouco com o nosso íntimo, e nos faz pensar, será que vamos evoluir ou nos extinguir? E nos deu também uma boa sugestão de leitura: “A Origem das Espécies”.

Nenhum comentário: